A comercialização de frutas produzidas em Sinop será fomentada com uma parceria entre a Secretaria de Agricultura e duas empresas de alimentos, firmada no último sábado. Serão beneficiados produtores já cadastrados na secretaria, que também terão acesso a linhas de crédito diferenciadas para ingressarem na atividade. “Esse projeto é o primeiro passo para que produtores tenham condições de fazer o empréstimo, de comercializar o produto e pagar o financiamento”, disse o secretário Afonso Celso Teschima Júnior, por meio da assessoria.
Sinop possui atualmente de 500 a 600 pequenas propriedades. “Pretendemos preservar a cultura de cada comunidade, criando projetos que não fujam do que já é trabalhado na localidade”, destacou Teschima. Outro incentivo para o setor é a produção de mudas de sete espécies de frutas – acerola, abacaxi, graviola, açaí, cupuaçu, tamarindo e figo, além de pupunha – e assistência técnica para os produtores, oferecidos pela secretaria.
Na semana passada, foi realizado o seminário sobre fruticultura, que reuniu cerca de 300 pessoas em palestras técnicas e visitas de campo que mostraram a viabilidade da atividade.