PUBLICIDADE

Parceria entre MT e Chile pode fomentar intercâmbio econômico

PUBLICIDADE

O secretário chefe da Casa Civil, Eumar Novacki recebeu na terça-feira a visita de Claudio Rojas Dias, conselheiro do Departamento Econômico da Embaixada do Chile, no Palácio Paiaguás. A conversa girou em torno da viabilização do corredor de exportação via portos do Oceano Pacífico.

Considerado entre os mais modernos do mundo, os portos possibilitarão baixo custo na exportação e importação de produtos. “Essa integração fluvial de Mato Grosso com o Chile possibilitará ainda a redução de 50% do tempo gasto atualmente”, destacou o empresário Jandir Milan, que acompanhou a visita, juntamente com Serafim Carvalho de Melo, da Sanemat.

A questão apontada é que efetivamente o projeto saia do papel, via Federação das Indústrias de Mato Grosso. Ficou definido que uma planilha de custos para exportação e importação será apresentada aos empresários de Mato Grosso. Segundo Milan, o secretário chefe da Casa Civil Eumar Novacki será o interlocutor do governo com a Federação das Industrias para viabilizar o projeto.

Outro tópico discutido com Novacki e o conselheiro Claudio Rojas, foi a indicação de Serafim Carvalho de Melo, para ser cônsul honorário do Chile em Mato Grosso. “Os trâmites burocráticas do cônsul com a embaixada chilena e Itamaraty para que Serafim seja o interlocutor daquele país em Mato Grosso já estão sendo encaminhadas”, adiantou Milan.

O conselheiro da embaixada do Chile fez uma avaliação positiva da visita. “O objetivo foi viabilizar parceria do setor privado e avançar o intercâmbio comercial do Chile com Mato Grosso pela plataforma pacífica. Temos vontade em avançar e solucionar problemas que emperram iniciativas”.

Claudio Rojas adiantou que em abril do próximo ano uma comitiva de Mato Grosso seguirá em missão para o Chile, com o propósito de viabilizar a rota pelo Pacífico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE