Começa amanhã, o pagamento do abono salarial e dos rendimentos do Programa de Integração Social (PIS) para quem nasceu em abril. Para esse grupo de 655 mil trabalhadores, a previsão da Caixa Econômica Federal é liberar R$ 243 milhões. De julho até 1º de novembro, 8,5 milhões de pessoas receberam abono.
Tem direito ao abono salarial – no valor de um salário mínimo (R$ 380) – o trabalhador cadastrado no PIS ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) até 2002. Ele deve ter trabalhado pelo menos 30 dias – consecutivos ou não – no ano de 2006 com carteira assinada e recebido, em média, até dois salários mínimos mensais.
Quanto aos rendimentos do PIS, tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-Pasep até 4 de outubro de 1988 e que tenha saldo de PIS. É permitido o saque do saldo de quotas do PIS pelos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, aids ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial a deficiente e idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.
O trabalhador que nasceu em maio recebe a partir da próxima terça-feira, e, em junho, a partir do próximo dia 21. Quem tiver dúvidas pode ligar para acessar o site da Caixa ou ligar para o telefone 0800-726-0101.