PUBLICIDADE

Pagamento do 13º deve atrasar em 3% das cidades de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Apenas 3,2% das prefeituras matogrossenses devem atrasar o pagamento, em parcela única, do 13º salário aos servidores públicos. Dos municípios avaliados, 43,6% disseram já ter pago e outros 53,2% devem depositar o dinheiro até o próximo dia 20 desse mês. A constatação é da Confederação Nacional dos Municípios em estudo divulgado nessa quarta-feira, em Brasília.

Segundo a pesquisa, em 74,6% das cidades o pagamento será feito em parcela única e, em duas parcelas, em 25,4%. A maioria dos servidores trabalha sob regime estatutário, isto é, 63,5%. Outros 3,2% são regidos pela CLT e 33,3% pelas duas formas, destaca o estudo. Em Mato Grosso, em 95,2% das cidades o salário do funcionalismo está em dia. Em 4,8% das cidades está atrasado.

Os gestores mato-grossenses reconheceram que o valor do 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) também ajudará as prefeituras a arcar com a responsabilidade. Em cento e onze municípios os prefeitos disseram que o aditivo será essencial para auxiliar no pagamento do 13º. Em apenas 15 o valor extra do FPM não influenciará.

A Confederação Nacional dos Municípios não estimou o montante financeiro que deve ser injetado na economia mediante pagamento do 13º aos servidores públicos municipais. No Estado, de maneira geral, a previsão é que sejam introduzidos R$ 1,283 bilhão levando-se em conta os diferentes setores da economia, sejam vinculados ao serviço público ou não. A estimativa é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese), elaborada a partir dos 1,012 milhão de contribuintes no Estado.

13º no Brasil
No cenário nacional a CNM aponta que 2,8% dos municípios devem atrasar o pagamento do 13º em parcela única. Segundo a pesquisa, o pagamento será feito em parcela única em 63,3% dos Municípios e, em duas parcelas, em 36,7%. Em 95,7% dos Municípios, o salário dos mais de cinco milhões de servidores municipais do país está em dia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE