Mais de R$ 34,1 milhões. Este foi o valor pago somente no ano passado em FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – pela Caixa Econômica Federal, unidade de Sinop. Além deste município, usuários das cidades de Cláudia, Colíder, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Marcelândia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Tapurah, União do Sul e Vera também tiveram acesso ao benefício, que pode ser sacado mediante situações que envolvam demissões (sem justa causa) ou financiamento de programas de habitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana.
O levantamento da CEF obtido por Só Notícias mostra que ao todo foram 22,182 mil operações do fundo e que, quando somadas, alcançaram os R$ 34,183.898,056. Para a CEF, os números podem revelar um cenário positivo ou mesmo negativo. Este último aspecto, por exemplo, estaria associado ao crescimento no número de demissões entre as cidades abrangidas pela unidade regional. Por outro lado, não há estatísticas que indiquem quantos pagamentos foram feitos devido aos desligamentos.
Conforme a CEF, o FGTS tem como objetivo ainda a formação de um fundo de indenizações trabalhistas, oferecer ao trabalhador a possibilidade de formar um patrimônio em troca da estabilidade no emprego; proporcionar aumento de sua renda real, pela possibilidade de acesso à casa própria.