sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Otimismo do empresário do comércio em Cuiabá cresce pelo 4º mês consecutivo, diz pesquisa

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

O levantamento do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado nesta sexta-feira (21) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), registrou a quarta alta consecutiva da pesquisa e atingiu 132,1 pontos em fevereiro. O aumento foi de 0,8% sobre o mês anterior e já acumula alta de 2,5% sobre outubro do ano passado, último mês em que o índice apresentou retração.

Para o levantamento dos dados, foram entrevistadas 181 empresas em Cuiabá. A coleta é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa.

Apesar do resultado atual ser inferior ao registrado em fevereiro do ano passado, acumulando queda de -2,2%, o Icec é a única pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que se encontra acima da zona de insatisfação. O índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação dos empresários do comércio.

Para o componente que mede as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), observou-se crescimento de 3,3% sobre o mês imediatamente anterior para as condições referentes à economia brasileira e o próprio setor, atingindo 114,9 pontos. Na comparação com fevereiro de 2019, o componente é 0,3% maior. Segundo a pesquisa, 62,4% dos empresários disseram que a economia brasileira melhorou, enquanto 37,6% que piorou.

Sobre o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), o componente apresentou melhora de 0,4% na variação mensal da pesquisa, somando 165,3 pontos. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o índice atual é 4,9% inferior, quando computava 173,9 pontos. Também de acordo com a pesquisa, 93,3% dos empresários têm expectativa de melhora para o setor e apenas 6,7% de piora.

Em relação ao Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), o componente registrou variação negativa de -0,8% sobre janeiro e de -0,6% na comparação com fevereiro passado, contabilizando, assim, 116 pontos. Houve queda em relação ao mês passado no número de empresários propensos a contratar funcionários de 76% em janeiro para 75% neste mês. No mesmo período do ano passado, 83,3% dos empresários em Cuiabá tinham a intenção de contratar funcionários.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...
PUBLICIDADE