O otimismo da indústria mato-grossense é superior a média nacional, de acordo com a pesquisa Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Conforme a pesquisa, que analisa mensalmente a expectativa do setor industrial do cenário econômico atual e futuro, há tendência das indústrias aumentarem a compra de matéria-prima, demanda por produtos e exportação para os próximos seis meses. A pesquisa é referente ao mês de maio.
Os indicadores de Mato Grosso, segundo a Assessoria Econômica da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), apontam que as indústrias participantes da amostra, um total de 41, planejam aumentar suas compras. No total, 68% das empresas têm perspectivas positivas para a compra de matéria-prima até outubro deste ano. Esse mesmo indicador na média nacional atingiu o índice de 62%, já na região Centro-Oeste a média é de 58%. Quanto à demanda por produtos para os próximos seis meses, 73% das indústrias acreditam que a demanda irá aumentar, já com relação à média nacional esse percentual é de 63% e no centro-oeste mantém o mesmo índice do Brasil.
Com relação às perspectivas da quantidade exportada para os próximos seis meses, o índice continua acima dos 50 pontos, o que demonstra otimismo do empresário. Em Mato Grosso 54% das empresas objeto da pesquisa têm perspectiva de aumentar as exportações, no Brasil a média é de 52% e na região centro-oeste de 58%.
A sondagem aponta também que o nível de utilização da capacidade instalada no Estado está abaixo do usual para o mês de maio. Segundo o resultado, 52% das indústrias atuaram com sua capacidade abaixo do nível.