As obras do sistema de esgoto praticamente pararam em decorrência das constantes chuvas em Sinop, e interferem no cronograma esbalecido, de acordo com a diretoria do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAES). Desde agosto passado foram feitos mais de 2 mil metros quadrados da linha de recalque da bacia 5, formada pelos bairros Primaveras, Palmeiras e Violetas. Mas reconheceu que o ritmo diminuiu.
A diretoria explicou que, devido as chuvas, os trabalhos foram “reduzidos praticamente a zero”, principalmente agora em janeiro. Mas a expectativa é que, na próxima semana, começa o trabalho nas estruturas na área destinada a Estação de Tratamento, seguindo sentido avenida André Maggi.
O SAAES confirmou que para “ajustar” o cronograma, a empresa responsável se comprometeu em intensficar os trabalhos a partir de março, com a “tréga” do período chuvoso”, ampliando o quadro da mão de bra e o aparato maquinário, em várias frentes para as escavações no bairros. Locais estes que ainda serão definidos.
O projeto da rede de esgoto está orçado em mais de R$ 39,6 milhões e contemplará o quadrilátero central da cidade, com instalação de 206 mil metros quadrados de rede coletora e cinco estações elevatórias. A empreiteira tem até agosto de 2013 para concluir os trabalhos. Serão mais de 12 mil ligações imediatas.