PUBLICIDADE

Obras de usina no Nortão com investimentos de R$ 1,2 bilhão entram na reta final

PUBLICIDADE

As obras da usina Hidrelétrica de Colíder (160 quilômetros de Sinop) já chegam a 85% do projeto original. O balanço da estatal paranaense de energia, que tem a concessão, aponta que barragem que atravessa o rio Teles Pires de uma margem à outra está finalizada, foi construída em terra e rocha e tem 1.526 metros de comprimento e 40 metros de altura. A operação está prevista para ano que vem.

Segundo a empresa, “junto ao barramento, na margem direita do rio, está em construção o sistema de transposição de peixes (STP), um canal que permitirá a migração das espécies aquáticas através da barragem, em especial na época de piracema. A estrutura já foi escavada e recebe acabamento em concreto”.

Conforme a concessionária, a casa de força que abrigará os três grupos de turbinas e geradores da usina também está em fase de acabamento. “Dentro dela, já foi iniciado o trabalho de montagem dos equipamentos que vão permitir a produção de energia elétrica. A hidrelétrica Colíder terá potência instalada de 300 megawatts (MW) – o que significa que poderá gerar eletricidade suficiente para atender às necessidades de 850 mil pessoas”.

O reservatório é de 171,7 km², que abrangerá territórios dos municípios de Nova Canaã do Norte, Itaúba, Colíder e Cláudia. Hoje, cerca de 1.200 funcionários trabalham na obra. Do total de trabalhadores, 41% são moradores da Área de Influência Indireta (AII), que inclui os municípios de Colíder, Nova Canaã do Norte, Itaúba, Cláudia e Sinop.

O investimento previsto é de R$ 1,2 bilhão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo publica decreto que zera imposto sobre combustível de aviação

O governo federal publicou, hoje, o decreto que regulamenta...

Empresas de Nova Mutum estão com mais de 200 vagas de empregos

Empresas e indústrias de Nova Mutum estão ofertando, esta...

Sinop foi a 1ª em volume de exportações em Mato Grosso mês passado

Indústrias sediadas em Sinop, exportaram, durante o mês passado,...
PUBLICIDADE