As obras de construção do novo prédio que abrigará o Fórum da Comarca de Sinop devem ficar prontas em 50 dias. O prédio já está pronto, restando apenas a finalização da parte externa como estacionamento e paisagismo. A retomada das obras teve início nesta semana, como uma das ações previstas no planejamento estratégico da presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com foco em dotar as comarcas das condições necessárias ao pleno funcionamento da atividade jurisdicional, uma das prioridades da administração.
De acordo com a Coordenadoria de Infra-Estrutura do TJMT a área construída do prédio é de 1.617,28 m2. Nas novas acomodações foram criadas pelo menos mais 20 salas que abrigarão as secretarias das varas, salas de audiência, gabinetes e assessorias dos magistrados. Na fase atual, estão sendo finalizados os seguintes trabalhos: paisagismo; calçamento; asfaltamento; coleta de águas pluviais; estacionamentos para público externo e interno e iluminação. O terreno que receberá pavimentação asfáltica irá proporcionar mais comodidade às partes dos processos que precisarem se deslocar para o Fórum, pois o estacionamento terá uma área de 2.403,36 m2. Já a área que receberá pavimentação de concreto para circulação de pedestres será de 1.784,28m2 e, conforme o projeto, toda a parte externa do fórum receberá tratamento paisagístico, com colocação de grama e plantas diversas.
Para o diretor do Foro de Sinop, juiz Mirko Vincenzo Giannotte, a conclusão da obra vem ao encontro dos anseios da sociedade local e as necessidades da comarca que completará, no dia 13 de setembro 25 anos, de fundação. “O novo prédio está à altura da envergadura dos tipos de processo que tramitam no município, além do que irá oferecer instalações adequadas a servidores e aos operadores do direito”, avaliou. Ainda segundo o magistrado, o município tem cerca de 230 advogados que jurisdicionam na comarca e estão em tramitação aproximadamente 28 mil processos, nas nove varas existentes na comarca.