O número de usuários ativos da internet brasileira, tanto no trabalho quanto em residências, cresceu 11,2% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, atingindo 47,5 milhões. De acordo com dados divulgados pelo Ibope Nielsen Online nesta segunda-feira (27), em relação a dezembro de 2011, houve aumento de 2%.
Somente o acesso à internet em casa atingiu o número de 39 milhões de pessoas, o que representa um aumento de 14% .
Quanto ao tempo de navegação dos usuários de internet no Brasil em janeiro, ele foi de 63 horas e 27 minutos, aumento de 2,2% sobre dezembro de 2011.
Considerando o total de brasileiros com acesso à internet de qualquer ambiente, incluindo escolas, lan houses e outros locais, no terceiro trimestre de 2011, foram registrados 78,5 milhões de usuários, crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2010, e de 18% sobre a mesma base comparativa de 2009.
Categorias
Os sites relacionados ao governo e entidades sem fins lucrativos tiveram crescimento de 13%, passando de 22,3 milhões de usuários em dezembro para 25,3 milhões em janeiro. O crescimento foi impulsionado pela procura por informações sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e as inscrições unificadas em instituições públicas de ensino superior. Também cresceu a busca por informações sobre tributos.
Em seguida, aparecem os sites com informações sobre carreiras, os mapas e guias locais, páginas de ofertas e pacotes de viagens, de hotéis e companhias aéreas e os classificados de imóveis.
Na comparação com janeiro do ano passado, destacam-se os sites de Automóveis, com 27% de expansão, e de viagens, com 22% de crescimento no número de usuários.