O número de micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil cresceu 22,1% entre 2000 e 2004, passando de 4,11 milhões para 5,02 milhões de unidades no período, segundo mostram dados da pesquisa “Onde estão as Micro e Pequenas Empresas no Brasil”, divulgada nesta sexta-feira pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).
De acordo com o estudo, dos 924 mil novos estabelecimentos abertos no Brasil neste período, 99% eram micro e pequenas empresas.
As regiões Norte e Centro-Oeste registraram a maior expansão, com o número de MPEs crescendo, respectivamente, 29,1% e 27,2%.
Porém, em números absolutos, 85% das novas empresas formadas naquele período ficaram concentradas em dez Estados: São Paulo (30,7%); Minas Gerais (11,6%); Rio Grande do Sul (10,7%); Paraná (7,9%); Rio de Janeiro (6,7%); Santa Catarina (5,3%); Bahia (4,5%); Goiás (3%); Ceará (2,9%); e Pernambuco (2,4%).
O levantamento mostra também que o número de MPEs do setor de serviços registrou crescimento de 28,4% entre 2000 e 2004.
“A pesquisa mostra claramente que há forte expansão de micro e pequenas empresas, tanto em setores tradicionais, tais como de alimentos e vestuário, quanto nos segmentos mais sofisticados da economia, como os segmentos de informática e comunicações. A diferença é que os tradicionais se expandiram mais nas regiões mais pobres, enquanto nas regiões mais ricas a expansão foi puxada pelos segmentos mais sofisticados”, avalia o coordenador do Observatório das MPEs, Marco Aurélio Bedê, responsável pela pesquisa, segundo informa o Sebrae-SP em nota.
As micro e pequenas empresas no Brasil são responsáveis por 60% do pessoal ocupado e concentra cerca de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.