O número de pedidos de falência em maio no país, foi o menor registrado no mês em cinco anos, segundo dados da Serasa Experian. No mês passado, 160 empresas solicitaram falência, 95 a menos que em 2009. Na comparação com abril, entretanto, houve um aumento de 14 pedidos, já que no mês retrasado 146 empresas solicitaram falência.
De acordo com a Serasa Experian, a queda nos pedidos de falência na comparação anual deve-se, principalmente, ao crescimento acelerado da economia brasileira no primeiro semestre. “Prova disto é que os pedidos de recuperação judicial realizados em maio deste ano (28 requerimentos) recuaram 60,0% em relação ao mesmo mês de 2009, representando o segundo menor volume para um mês de maio desde 2006, perdendo apenas para maio de 2008 (com 25 recuperações judiciais requeridas)”, destaca a instituição.
Dos 160 pedidos de falência registrados em maio, 93 foram de micro e pequenas empresas, 43 de médias empresas, e 24 de grandes companhias. Nos cinco primeiros meses de 2010, 790 empresas solicitaram falência, 16,4% a menos que no mesmo período de 2009.
Para os próximos meses, a Serasa Experian projeta continuidade na redução do número de falências. Entretanto, a instituição destaca que o aperto monetário poderá criar problemas para os negócios mais dependentes de recursos de terceiros. “As exportadoras continuarão encontrando dificuldades dado o cenário externo”, afirma.