Pouco mais de 2.557 contas atrasadas acabaram inseridas no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) em Alta Floresta. O aumento aproximado é de 6% quando comparado com maio quando houve 2.408 registros. Os números são contabilizados pela Câmara de Dirigentes Lojistas, com base nas informações das empresas filiadas que acionam o serviço quando os clientes atrasaram o pagamento de suas contas.
As inclusões correspondem ao número de contas atrasadas e não a de clientes, já que a mesma pessoa pode estar com débitos em lojas distintas. No acumulado do ano, as inclusões somam 14,5 mil. Até o momento, março foi o mês com mais inclusões (2,6 mil) e, janeiro, com menos (1,7 mil).
Ainda em junho, Só Notícias apurou que foram feitas cerca de 1,7 mil reabilitações de créditos. Média semelhante aos meses de abril e maio. No ano, os acertos totalizam pouco mais de 9,6 mil sendo que, a exemplo das inclusões, março teve a maior média nas regularizações: 1,8 mil.
As consultas feitas pelas empresas antes de confirmarem suas vendas somaram, no mês passado, pouco mais de 13 mil. No ano, são mais de 74,7 mil consultas registradas nos dados do SPC.