O serviço de compensações bancárias contabilizou 1.989.886 cheques devolvidos no mês de agosto, com redução de 14,04% em relação às devoluções de julho e aumento de 0,02% na comparação com agosto do ano passado. A movimentação de cheques no mês passado consta de pesquisa realizada pela empresa Equifax, divulgada hoje (8). A empresa destaca, contudo, que agosto teve 21 dias úteis, contra 23 em julho. Com isso, a redução proporcional ao número de dias úteis cai para 5,85%.
De acordo com a pesquisa da Equifax, que é realizada todos os meses, os números confirmam a tendência de queda registrada nos últimos meses, relacionada à recuperação da atividade econômica, após o período agudo da crise financeira internacional: de outubro de 2008 a fevereiro deste ano.
A explicação técnica é de que variáveis como melhoria no nível de renda, redução da inflação, queda das taxas de juros nas operações de crédito, aumento do volume de crédito e dos prazos de financiamento possibilitam aos consumidores maior disponibilidade para regularização de pendências financeiras.
A curva de tendência do gráfico de devoluções mensais de cheques indica que o movimento de ascensão apresentado no final do ano passado e início deste ano, devido a efeitos da crise, foi revertido e não se confirmaram as previsões de uma expansão preocupante da inadimplência ao longo de 2009.
Quanto ao volume de títulos protestados, os dados mostram que em agosto houve redução de 13,93% em relação a julho e aumento de 8,99% na comparação com agosto de 2008. Em agosto foram registrados 725.246 protestos, contra 842.596 registrados em julho e 665.453 títulos protestados em agosto do ano passado.