Enquanto que as exportações tiveram um aumento de 12%, o volume de produtos importados caiu 4,17% em 2006. As compras de outros países somaram US$ 1.447.970 no ano. O quadro é bem diferente de 2005, quando houve um aumento de 224% nas importações, equivalente a US$ 1.511.034.
Além da variação, novos produtos entraram na lista dos importados e ganham espaço no mercado sinopense. Entre eles papéis (27% do volume importado), lâminas de ligas de aços (22%), farinha de trigo (6%) e no setor de têxteis. Alguns se mantiveram entre os mais comprados no estrangeiro, como alimentícios (mistura para padaria e pastelaria).
Entre os dez produtos mais comprados também estiveram peças e equipamentos de máquinas, que também alcançaram bons resultados em 2005. Já peças e equipamentos para aviação, que ficaram no topo no ano anterior, não tiveram movimentação. Os dados são do relatório da balança comercial, emitido pelo Governo Federal.
Estes produtos vem de mais de 20 países, principalmente da Europa e Ásia. Somente da Suécia são importados 22%, a Argentina vem em segundo com 16%. França e Israel ficam com 14%, cada. Itália, Malásia, Japão, Alemanha, Estados Unidos e Espanha seguem na lista dos dez primeiros.