quarta-feira, 8/maio/2024
PUBLICIDADE

Novo presidente do Sindicato das Madeireiras do Noroeste toma posse amanhã

PUBLICIDADE

Um dos maiores sindicatos do setor madeireiro patronal em Mato Grosso terá novo presidente a partir de amanhã. O empresário Geraldo Bento toma posse como presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Noroeste (SIMNO), juntamente com mais 16 empresários industriais que comporão a nova diretoria, nos cargos de vice-presidente, secretário, tesoureiro conselheiro fiscal e delegado efetivo. O presidente atual, o empresário Edmilson Queiroz, continua no sindicato como 2º tesoureiro.

Os líderes sindicais têm a missão de representar o setor de base florestal na região noroeste (Juína, Juruena, Cotriguaçú, Aripuanã, Brasnorte, Castanheira e Colniza), em um momento crítico para o setor madeireiro. “Fomos bastante prejudicados, mas estamos confiantes com a mudança de responsabilidade da Fema para a Secretaria de Meio Ambiente”, afirma Geraldo Bento.

A principal dificuldade encontrada pelo setor atualmente é justamente a morosidade e a dificuldade de liberação de documentos por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Nós temos um potencial forte, com matéria-prima de qualidade para ser utilizada de forma racional ainda por muito tempo”. Atualmente são mais de 200 empresas madeireiras na região de abrangência do Sindicato, sendo que destas 66 são filiadas ao SIMNO.

Uma das primeiras ações da nova diretoria será a reestruturação do Sindicato, com a criação de comissões de trabalho e de duas áreas importantes para a vida sindical: a assessoria jurídica e ambiental. “Nosso foco será o desenvolver de projetos ambientais para a região voltados aos interesses do setor, porque entendemos que a preocupação com o meio-ambiente é fundamental para a sobrevivência do nosso segmento”, avalia.

Cerca de 50% das indústrias madeireiras da região são exportadoras, sendo que 80% da produção é destinada à China e o restante para outros países, como os Estados Unidos. As empresas utilizam predominantemente como matéria-prima as espécies de madeira Cumaru, Ipê, Jatobá, Tauari e Marupá, entre outras. Para o mercado externo são produzidas a S4S (pré-acabamento). Para o mercado interno, produzem para abastecer o setor da construção civil (simplesmente madeira serrada) e a produção beneficiada, de forros, batentes, assoalhos e portas.

“Tenho certeza que a nova diretoria, que foi quase renovada e composta por empresários experientes no setor, trará resultados positivos ao nosso segmento, com ações que beneficiarão os madeireiros, e trabalhadores da indústria”, afirma o presidente atual Edmilson Queiroz. “Sinto que realizei, juntamente com minha diretoria, o nosso dever como sindicalista. Passamos por momentos difíceis, com até mesmo demissão em massa, mas estamos confiantes de que teremos uma mudança e com certeza melhorias para o setor”.

A nova diretoria do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Noroeste de Mato Grosso – SIMNO toma posse amanhã, às 19h30, na sede da Loja Maçônica Fraternidade Vigilante, em Juína. A cerimônia de posse será prestigiada pelo presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Nereu Luiz Pasini, o deputado estadual José Riva; o deputado estadual, Ságuas Moraes Souza; o prefeito Hilton Campos, e autoridades locais.

PROGRAMAÇÃO – O presidente da Fiemt estará reunido com os associados e diretoria do SIMNO nesta terça-feira (11) pela manhã. No período da tarde, Pasini visita indústrias madeireiras, juntamente com o presidente Edmilson Queiroz e o presidente eleito, Geraldo Bento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas contratam 317 novos profissionais em Sinop para início imediato

Empresas sediadas na capital do Nortão, iniciaram a semana...

Concessionária começa trabalhos preliminares para duplicar BR-163 de Mutum a Lucas

O 3º encontro da Comissão Tripartite reuniu a Agência...

Dia das Mães deve injetar mais de R$ 800 milhões na economia mato-grossense

Diversos segmentos do comércio e serviços, como perfumarias e...
PUBLICIDADE