PUBLICIDADE

Novas técnicas de manejo florestal de madeira diminuem custos

PUBLICIDADE

Novas técnicas de manejo florestal com exploração de impacto reduzido podem aumentar em até 20% a economia com gastos na exploração da madeira. A metodologia é apresentada para industriais madeireiros, produtores rurais e estudantes, através do projeto Jamanchim, desenvolvido pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai), em uma propriedade no município de Santa Carmem (120 km de Sinop). “São técnicas menos impactantes do manejo convencional”, explicou, ao Só Notícias, o engenheiro florestal e coordenador técnico do projeto, Benedito Carlos de Almeida. Segundo ele, além de contribuir para o desenvolvimento pleno e sustentável da atividade florestal na região, base da economia, um estudo de custos e benefícios apontou que, com a implantação da nova metodologia, há uma redução nos gastos com combustível e desperdícios de madeira.

O projeto foi implantado em 2001, mas, conforme o coordenador, a participação de madeireiras ainda é pouco expressiva. “Muitos ainda não sabem o diferencial de ter uma mão-de-obra capacitada”, enfatizou. Estudantes de Cuiabá, Cáceres e Alta Floresta, por exemplo, já participaram das atividades,
Na propriedade, doada por uma indústria madeireira para a realização do projeto, os interessados podem participar de cursos de capacitação, sensibilização e dia de campo.

(Atualizada às 09:12hs)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE