PUBLICIDADE

Novas regras de medição de madeira em MT entram em vigor

PUBLICIDADE

Novas ações de fiscalização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) ou Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) deverão seguir regras padronizadas na medição de toras e madeira serrada em indústrias de todo o Estado. O decreto que regulamenta os procedimentos, número 1.375, foi publicado na semana passada.
O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), José Eduardo Pinto, destacou que a medida beneficia o setor, que “não vai mais ficar a mercê de duas medidas”.

Entre os pontos que devem ser seguidos, constantes no decreto, estão a medição do toras pelo método geométrico, que obtêm-se por meio de duas medidas do diâmetro na ponta mais fina e duas medidas do diâmetro na ponta mais grossa do tora.

Também define uma fórmula para o cálculo do valor volumétrico, levando em consideração o diâmetro médio da madeira, comprimento volume geométrico, e outros fatores, da madeira serrada, beneficiada, torneada, faqueada, gradeada, empacotada.

A cartilha com as regras foi elaborada pelo Ibama, Sema, Ministério Público, Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Mato Grosso (Cipem), e sindicatos do setor, após contradições na medição de madeiras estocadas durante a operação Arco de Fogo.

Algumas empresas, que chegaram a ser lacradas pelo Ibama e Polícia Federal sob alegação de irregularidades, obtiveram liminares favoráveis na Justiça e voltaram a funcionar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE