O vereador Lucas Badan Faria defendeu, na sessão da câmara, uma mobilização política juntamente com o legislativo estadual envolvendo inclusive a bancada federal para que seja regulamentada a forma que será cobrado pedágio, na BR-163, em Nova Mutum, e sejam isentadas de cobrança pessoas que residam na 'faixa de cobrança'. Ele defendeu uma solução que atenda aos interesses da concessionária que passou a administrar a rodovia mas também "não onere o orçamento familiar e inviabilize a competitividade comercial dos produtores" que usam a via diariamente para se deslocar ao município e transportar os produtos que garantem a subsistência de famílias inteiras.
Lucas afirmou que está confiante no desfecho favorável desta possibilidade em isentar estas famílias do gasto com pedágio, pois é uma bandeira levantada dentro do senado federal por meio do Projeto de Lei 2858/11 de autoria do Deputado Bohn Gass – (PT-RS) que pede a alteração da Lei de concessões nas partes que tratam das formas de cobranças e tarifações para moradores que estão próximos a praça de pedágio.
O vereador espera mobiliza política local e estadual para dialogar com a empresa e ser definido consenso.
A cobrança de pedágio deve começar a partir do segundo semestre do ano que vem. A concessionária Rota do Oeste está fazendo melhorias em vários trechos da rodovia e já instalou unidades com ambulância (médicos) e guinchos para atender usuários.