Já estão faltando passagens de ônibus para Estados das regiões Norte e Nordeste, nas agências no terminal rodoviário de Nova Mutum, para quem deseja embarcar antes do Natal. "Ainda restam algumas vagas, mas para embarcar a partir do dia 24", explicou o agente Rodrigo Oliveira, que confirmou um aumento pela procura de passagens interestaduais desde o início do mês.
A situação pode mudar caso sejam colocados ônibus extras, mas isso ainda não está confirmado. "As empresas, que antes disponibilizam ônibus apenas três vezes por semana, já colocaram diários. Mesmo assim o problema persiste", explicou Rodrigo. Os principais destinos que estão com passagens esgotadas são Maranhão, Tocantins, Bahia, Recife e Alagoas, onde estão lfamiliares de muitos trabalhadores das indústrias frigoríficas do município.
Já para o Sul e Sudeste a situação é diferente. Uma das principais empresas que atende a região colocou mais ônibus a disposição. "Normalmente, seguiam dois ônibus diários para o Rio Grande do Sul, mas desde a semana passada são seis ônibus/dia", disse o agente. Ele destaca que esse momento deve ser observado até o dia 15 de janeiro. A quantidade de pessoas seguindo para outros estados é quase em igual número as que chegam ao município.
No caso das viagens intermunicipais, quem se antecipar não vai enfrentar problemas. "Agora, se deixar para comprar a passagem na ‘boca do caixa", dia 24 ou dia 30, a pessoa vai ter que esperar e corre o risco de não conseguir passagem", afirmou o supervisor de agência, Máximo Miranda. Segundo ele, a empresa já está disponibilizando dois carros extras/dia, para atender o aumento da demanda e que esse número certamente irá aumentar.
O principal destino dos passageiros intermunicipais, em Nova Mutum, são as cidades de Nobres, Rosário Oeste, Jangada, Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Sorriso. "São pessoas que trabalham aqui no município e aproveitam os feriados e datas comemorativas para visitar os parentes e amigos", explicou Máximo. Uma segunda empresa, com transporte intermunicipal, informou que já trabalha com 5 ônibus/dia, mas que ainda aguarda uma definição da empresa com relação a carros extras.