PUBLICIDADE

Nova Mutum mantém ritmo positivo de exportação no primeiro trimestre do ano

PUBLICIDADE

Nova Mutum teve pequeno aumento no volume das exportações (menos de 15%) durante o primeiro trimestre desde ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O município vendeu, segundo relatório da balança comercial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDID), U$ 186 milhões e se coloca como o quatro maior exportador de Mato Grosso. Do outro lado da balança, importou quase U$ 1,8 milhões e tem um saldo de U$ 184,2.

Quase que a totalidade de produtos exportados vem da agricultura. A soja e derivados representam 80% das vendas. Algodão vem na sequência, com 9,9% e o milho com 8,6%. A venda externa de suínos não chega a 1%. Em relação à importação, 100% foi com adubos e fertilizantes para produzir o produto de exportação.

Como a maioria dos municípios produtores de grãos, a China continua sendo o principal destino, com 31% do mercado, mesmo com uma redução de 44% nas vendas em relação ao mesmo período de 2017. O envio para o Irã é de 13%, para a Tailândia de 12% e Indonésia 11%. OS agricultores de Nova Mutum também venderam para a Europa, América do Sul e tem uma pequena presença na África.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Abono salarial começa a ser pago hoje; R$ 2,5 bilhões

Os trabalhadores nascidos em janeiro que ganharam até R$...

Alta Floresta lança programa com consultoria gratuita para empresas

Alta Floresta vive um momento de consolidação e crescimento...

Despesa com transporte puxa inflação no primeiro mês do ano em Sinop

A taxa de inflação medida pelo Índice de Preços...
PUBLICIDADE