terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum mantém ritmo de exportações e bate recorde de vendas na década

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Ivan Bueno/assessoria)

O município de Nova Mutum mantém o ritmo de crescimento nas exportações em 2021 e terminou o primeiro quadrimestre com alta de 6,7% em relação ao período passado, segundo planilhas do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Neste ano, os produtores locais já venderam U$ 323 milhões contra U$ 302 milhões nos quatro primeiros meses do ano passado. O resultado atual é o melhor da última década.

Os números colocam Nova Mutum como o 8º que mais exporta em Mato Grosso, respondendo por 4,5% de tudo que o estado envia para o mercado externo. No Brasil, o município é o 52º colocado.

Por outro lado, as importações apresentam queda de 27,5% e estão na casa dos U$ 24,5 milhões, o que ajuda a aumentar o superávit da balança comercial, deixando-o com saldo positivo de U$ 298 milhões.

Ao todo, os produtores de Nova Mutum fizeram comércio com 28 países, a maioria da Ásia. O maior parceiro é a China, com 37% das compras, seguido de Tailândia com 19%, Vietnã com 16%, Indonésia com 5,4% e Japão com 2,9%.

A soja e seus derivados respondem por 80% das vendas. A oleaginosa in natura tem 49% do mercado, os resíduos sólidos da extração de óleo têm 29% e o óleo outros 2%. O algodão tem 17% da fatia e o milho apenas 1,7%. O restante é de carne e derivados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Colíder contratam 35 novos profissionais

Empresas e indústrias de Colíder ofertam 35 novas vagas...

Dois morrem em confronto com a PM após assalto a residência no Nortão

Os suspeitos, de 18 e 17 anos, morreram baleados...
PUBLICIDADE