A estimativa de vendas do comércio matogrossense para o dia dos namorados é atingir incremento real entre 8 e 10% – descontada a inflação – em relação ao ano passado. Os dados são da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá. Em Nova Mutum, esse incremento deve ficar abaixo da média estadual e atingir entre 3 a 5%. De acordo com o presidente da CDL local, Rodrigo Rigoni, a causa desta diferença é a Expomutum, evento que atrai os gastos dos mutuenses no período e reduz as vendas dos presentes voltados à data romântica.
Em Mato Grosso a data reveza com o dia das mães o posto de segunda mais importante para o setor de comércio, e por vezes supera as vendas da data dedicada às mães, ficando atrás apenas do Natal. Isso se dá porque o dia dos namorados é um momento que abrange grande parte da população, de todas as faixas etárias, e estas pessoas têm interesse em manter seus laços afetivos.
Para incentivar a troca de presente e levar o cliente até sua loja, o comerciante tem que estar atento à divulgação de seus produtos, ao atendimento realizado e à decoração do estabelecimento.
Entre as principais opções de presentes estão roupas, calçados, acessórios, perfumaria e cosméticos, aparelhos celulares e tecnologia de uso pessoal em geral, flores, DVDs e CDs, joias e bijuterias.