PUBLICIDADE

Nova Mutum: identificado caso de ferrugem asiática

PUBLICIDADE

O projeto Anti-ferrugem desenvolvido em Nova Mutum identificou um foco de ferrugem asiática na área do município, em dezembro. O caso foi detectado em uma propriedade localizada há cerca de 40 quilômetros da sede e deixa os agricultores em estado de alerta. O projeto é uma parceria entre a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Arosoja), Sindicato Rural e uma faculdade do município.

A identificação foi feita por estagiários de engenharia agronômica da faculdade, que coordenam os trabalhos no mini-laboratório instalado no Sindicato, e confirmado por laboratório especializado. Segundo o acadêmico Juliano Buratti, para fazer a análise "é preciso colher entre cinco e dez folha de soja de cada talhão, armazenar em uma sacola plástica com um algodão úmido e trazer até o Sindicato. Se identificarmos a suspeita, encaminhos para laboratório em Sinop".

De acordo com Juliano, que já trabalhou na safra passada, a procura este ano tem sido menor, de maneira que, até agora, apenas cerca de 20 amostras foram analisadas. Conforme Só Notícias já informou, a ferrugem asiática está sob controle, na safra 2010/11. Em 2009, nesta mesma época do ano, dezenas de focos já tinham sido confirmados. Nova Mutum cultiva aproximadamente 340 mil hectares de soja.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE