“A vinda do FCO Itinerante é motivo de orgulho para a comunidade de Nova Mutum.” A afirmação foi feita hoje pelo secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Oduvaldo Lopes Ferreira, que coordenou na noite de ontem uma reunião preparatória para o dia 16 de julho. Nesta data, aqui estarão representantes do Ministério da Integração Nacional, das Secretarias de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e de Desenvolvimento Rural (Seder), e do Sebrae para, em parceria com a Administração Municipal, Acenm, Banco do Brasil e Sicredi, orientar contabilistas e empreendedores em geral sobre funcionamento e vantagens das linhas respectivas linhas de financiamento.
O FCO é um Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste Brasileiro que visa justamente oferecer crédito fácil com juros baratos a investidores que pretendem fomentar seus empreendimentos. Criado em 1988 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste, o FCO está regulamentado por lei desde 1989 e tem o propósito de mudar o perfil da economia regional, gerando impactos dinâmicos e positivos na diversificação produtiva, pois possibilita financiamentos de longo prazo para os setores econômicos, gerando novas perspectivas de investimentos para empresários comprometidos com a dinamização da economia regional.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, a expectativas é que um grande número de pessoas compareça no dia 16 de julho na Acenm para conhecer mais sobre o fundo. “O nosso objetivo é divulgar o FCO, demonstrando que empresários sem restrições cadastrais podem acessá-lo de forma facilitada”, explica. Não há necessidade de inscrição, segundo Oduvaldo. Os interessados podem diretamente a Acenm que receberão todas as orientações.
Da reunião preparatória realizada na noite de ontem, participaram além da equipe da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, representantes do Banco do Brasil e do Sicredi – que serão os agentes financiadores -, da Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade, além de 30 contabilistas. A ideia de reunir-se com contabilistas, segundo Oduvaldo Ferreira, teve o objetivo de mobilizá-los para este dia e convidá-los a sensibilizar seus clientes para que prestigiem o FCO Itinerante. “Nós sabemos que não são todos os municípios que integram esta programação. Se o FCO Itinerante vem para cá é porque Nova Mutum é um dos municípios mato-grossenses de maior potencial econômico, além de figurar como um dos que têm tido crescimento no seu Produto Interno Bruto (PIB)”, frisa.