A venda de produtos como grãos e carnes de Nova Mutum ao mercado exterior resultaram, de janeiro a julho, US$ 427,4 milhões em negócios, crescimento de 18,57% em relação ao contabilizado no mesmo período do ano anterior, quando a balança comercial registrava US$ 360,5 milhões.
Quando comparado apenas o resultado de julho, há queda. No mês passado, os negócios atingiram US$ 41,5 milhões, enquanto no anterior ficaram em US$ 70,2 milhões, queda de 40,87%, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
A relação de principais produtos enviados ao exterior é encabeçada por grãos de soja (incluindo triturados), somando pouco mais de US$ 233 milhões em negócios. Em seguida aparece bagaços e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja, com US$ 110,5 milhões. A exportação do óleo de soja, bruto, atingiu US$ 59,4 milhões.
Na lista há ainda a venda de milho em grão (exceto para semeadura) com US$ 10,4 milhões; óleo de soja refinado, com US$ 7,2 milhões; algodão debulhado, com US$ 4,1 milhões; outras carnes de porco, com US$ 1,2 milhões, além de outros produtos.
A China é o principal destino dos produtos, já que 55,31% dos negócios foram feitos com o respectivo mercado. Em seguida aparece a Tailândia, com 15,14%. Vietnã (9,90%), Espanha (4,33%) também aparecem no todo da relação, composta ainda por mais 17 países.