Produtores de Nova Mutum encerraram o plantio da soja para a safra 2006/07 e já começam a se preocupar com o aparecimento da ferrugem asiática nas lavouras. O município, que destinou cerca de 280 mil hectares para a produção da oleaginosa, também começa registrar os primeiros focos da doença. A confirmação foi feita pelo secretário Municipal de Agricultura, Francisco de Moraes Filho. Segundo ele, sojicultores estão intensificando a pulverização das plantações para evitar e combater a doença, que causou muitos prejuízos em toda a região nos últimos anos.
Um dos fatores positivos na região está sendo a boa distribuição de chuvas. “Esta semana deu uma boa chuva, que veio na hora certa para as plantações”, enfatizou. Esse fator também deve colaborar para uma menor incidência da ferrugem e outras pragas.
Nova Mutum é um dos maiores produtores de soja do país. No ano passado ficou com a quarta posição no ranking nacional. Para esta safra a produção esperada é de 806.400 toneladas, com uma produtividade média de 2.280 kg por hectare, de acordo com a Empaer, ficando abaixo da obtida na última safra.
Este ano o município teve uma redução de 20% na área plantada.