PUBLICIDADE

Nova Mutum: emissão de carteiras de trabalho cresce 27%

PUBLICIDADE

A emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (Ctps), em Nova Mutum, aumentou 27,25% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os números são do Posto de Emissão de Carteiras de Trabalho, que confeccionou 1.186 carteiras entre janeiro de junho de 2011 e 932 em 2010. Os dados também mostram que é cada vez maior o número de adolescentes, entre 14 e 18 anos, procurando o serviço.

De acordo com Márcia Diagelo, que é uma das responsáveis pelo posto, se o comportamento de procura se mantiver no decorrer do segundo semestre os números de 2011 serão bem superiores aos de 2010. "Em todo ano passado somaram-se 1.490 emissão. Este ano, entre janeiro e julho, já foram 1.340", disse.

Uma situação que impulsionou a emissão dos documentos no município foi a implantação do Jovem Aprendiz, por exigência do Ministério do trabalho e Emprego. Em fevereiro deste ano, quando o programa foi instituído, das 364 carteiras emitidas, 260 foram para menores. Fazendo um comparativo semestral, em 2010 foram 249 e este ano somaram-se 585, percentual de 34% de aumento. Em todo ano passado chegou-se a 410.

Outro aspecto interessante destacado por Márcia, diz respeito às emissões de carteiras para migrantes das regiões norte e nordeste do Brasil. Segundo ela, são trabalhadores trazidos para a indústria frigorífica, que estão tendo, pela primeira vez, acesso ao documento.

A carteira de trabalho é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço a outra pessoa, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. Nela o cidadão tem protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, décimo-terceiro salário, repouso remunerado e aposentadoria.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE