Nova Mutum foi escolhido entre os 141 municípios do Estado para desenvolver um projeto piloto do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Trata-se do APLIC – Auditoria Pública Informatizada de Contas, através do qual o município presta contas mensalmente, via internet, não havendo mais necessidade do Tribunal deslocar-se até o município no final de cada exercício para fiscalização in loco, já que as informações são analisadas pelo corpo técnico em Cuiabá.
No dia 26 de julho, a contadora da Prefeitura Municipal de Nova Mutum, Valdilane Maria de Brito Tasca e equipe técnica da Agili Informática, estiveram reunidos junto com a Comissão do APLIC, em Cuiabá, para ajustes no programa, tendo como base os arquivos com dados referente a movimentação do mês de janeiro/2006. Algumas deficiências foram detectadas em relação a relatórios a serem emitidos pelo TCE, para total checagem dos arquivos enviados.
O secretário de Economia e Planejamento de Nova Mutum, Aurismar Zonatto, diz estar satisfeito com o fato de Nova Mutum ter sido escolhido. “Nós já dispúnhamos de uma organização adequada das informações em nossos arquivos, razão pela qual fomos escolhidos pelo TCE para implantar o projeto. Isso para que as dificuldades fossem evidenciadas e feitas às mudanças necessárias”, concluiu.