O Conselho Estadual de Associações de Revendas de Produtos Agropecuários (Cearpa), unidade de Nova Mutum, ampliou o número de embalagens de agrotóxicos vazias recolhidas no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos seis primeiros meses de 2010 foram recolhidas 300 toneladas contra 280 toneladas do mesmo período do ano passado. A expectativa é de que até o final de 2010 seja ultrapassada a casa das 500 toneladas.
A informação foi divulgada pela gerente da unidade local, Márcia Coelho. Na segunda-feira (09), ela iniciou na região a primeira etapa de uma série de palestras orientativas, alusivas ao Dia do Campo Limpo, comemorado no dia 18 de agosto. "São orientações sobre o manuseio das embalagens e também a utilização de EPIs", disse.
O trabalho será realizado ainda nas comunidades Ranchão, Novo Horizonte, São Manoel e Santo Antônio. No dia 18, as atenções estarão voltadas à Central de Recolhimento de Embalagens. O local será visitado por alunos de 3ª e 4ª séries de escolas do município, que conhecerão de perto as atividades. A unidade de Nova Mutum existe desde 2002 e é administrada pelo Cearpa desde 2004. No local, as embalagens devolvidas pelos agricultores são prensadas e encaminhadas para indústrias de reciclagem.
Também faz parte da programação a realização de um concurso de desenho envolvendo os referidos alunos, tendo como tema "cuidar da embalagem é cuidar do campo". No ano passado, a aluna da escola Cnec, Amanda Treib, 1ª colocada local, concorreu nacionalmente e obteve a 9ª colocação. O resultado do concurso, deste ano, será divulgado em outubro.