domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Nota A para governo estadual comprova que Mauro é um dos gestores mais eficientes do país, avalia secretário

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Marcos Vergueiro/arquivo/assessoria)

Mato Grosso ocupa este ano a elite dos Estados Brasileiros com a nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), quanto à Capacidade de Pagamento do Estado (Capag). A “Nota A” foi conquistada em 2 anos da atual gestão, melhorando significativamente os índices de capacidade de pagamento, indicador da poupança corrente e nível de endividamento, que antes eram Nota C.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, avalia que a Nota A no Capag foi uma das metas estabelecidas pelo governador Mauro Mendes, no início da gestão, e alcançada depois que o Executivo adotou as medidas econômicas necessárias para que o Estado alcançasse o equilíbrio fiscal das finanças públicas.

“Foi necessária coragem para fazer os enfrentamentos necessários com diversos setores para garantir o reequilíbrio das contas públicas e o governador Mauro Mendes comprovou que estava certo desde o início. É isso que demonstra a eficiência dele como gestor. Esse salto de Nota C para A em dois anos de administração é um feito inédito para Mato Grosso”, afirmou o secretário.

A recuperação da capacidade de investimento, permitirá que o Estado contrate novos empréstimos com garantia da União, além de conseguir a solicitação e aprovação de crédito no mercado financeiro em condições mais favoráveis. “De um Estado com dívidas de R$ 3,5 bilhões no início de 2019, estamos com as contas equilibradas e com um Estado economicamente recuperado, após 10 anos de descontrole. Trabalhamos muito para isso e é um resultado muito importante para o governo que poderá, a partir de agora, fazer operações de crédito com garantia da União para investimentos públicos”, analisou.

Ele acrescentou que a classificação atribuída ao governo do Estado foi determinada com base nas contas públicas de 2020 e tem vigência até a publicação de uma nova avaliação, que é realizada pelo Tesouro Nacional.

De acordo com os dados da STN, além de Mato Grosso, somente os Estados do Espírito Santo e Rondônia estão no pódio da eficiência em gestão fiscal. A maior parte dos Estados possui Nota C e alguns com situação financeira mais crítica têm Nota D.

“Com a Nota A no Tesouro, Mato Grosso abre portas para mais investimentos, obras e ações à população. Ser Nota A significa que somos um estado com boa gestão fiscal e que cumpre suas metas, como os 2.400 km de asfalto novo que devemos cumprir nessa gestão, dos quais já fizemos 870 km nos dois primeiros anos. Estamos em processo para construir seis hospitais, dois já estão com ordem de serviço, que são o Hospital Central e o Julio Muller, e outros quatro estão com projetos prontos. Vamos construir 35 escolas novas, 5000 pontes de concreto, muitas já com ordem de serviço, além de estarmos adquirindo 534 mil cestas básicas para distribuir esse ano, bem como o Ser Família Emergencial para mais de 100 mil famílias. Temos também investimentos na Segurança, em Agricultura Familiar, além da geração de empregos e oportunidades”, completou o governador Mauro Mendes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...

Empresas de Diamantino contratam 527 funcionários e Nova Mutum 66

Em Diamantino, indústrias e empresas ofertam 527 vagas de...
PUBLICIDADE