A facilidade em obter créditos, diferenciadas taxas de juros, condições de pagamento entre outros fatores, tem impulsionado as vendas do setor automotivo em muitas empresas da região Norte. A realidade, de acordo com o segmento, é reflexo do cenário nacional, e esboça um novo momento da economia.
O diretor Gustavo Oliveira (Paloma Fiat), de Sinop, ressalta que o momento é favorável. “A oferta no mercado está muito grande e o Brasil está se destacando em nível nacional. As taxas são mais acessíveis que o ano passado. O brasileiro está muito bem servido de oportunidades de crédito. Isso reflete um aquecimento no setor”, declarou, ao Só Notícias.
Somente em maio, explica ele, a unidade atingiu a melhor marca de todos os anos, negociando 164 veículos na área de abrangência, entre Nova Mutum até a divisa do Pará. “Estamos com uma média de 126 novos vendidos ao mês”, salientou.
O gerente Osmar Lamonatto (Vianorte Chevrolet), compartilha da mesma opinião. “O mercado do automóvel anda muito bem, aquecendo desde 2007. Sobre 2006 cresceu 30%, e, de 2008 em relação a 2007, na base de 35%”, ponderou. Entretanto, lembra que em virtude desta boa saída, o consumidor tem esperado para receber sua compra.
“Como há recursos a disposição, cria-se uma demanda que as indústrias não conseguem acompanhar. É uma situação desconfortável, mas não depende da concessionária e sim da montadora. Infelizmente é esperar”, lembrou.
O diretor do grupo Tropical Veículos (Ford), José Luis Ferreira, salienta ainda que empresa vem comercializando uma média de 60 veículos mensais, correspondendo ao planejamento elaborado. Estão presentes na maior cidade da região Norte desde dezembro. “O mercado está aquecido, e temos veículos a pronta entrega”, relatou.
Exponop
Seguindo esta tendência, muitas concessionárias aproveitam para mostrar seus produtos em exposições agropecuárias, como na Exponop, iniciada sábado, e estimam realizar bons negócios. “As exposições nos servem não apenas para mostrarmos nossos produtos, mas alavancarmos as vendas no mês”, salientou o gerente José Almiro Muller, gerente da Buritis.
Algumas já traçam estratégias para a festa. “A Exponop está bem animada e a perspectiva, é muito interessante. Trabalhamos com a possibilidade de vender em torno de 25 automóveis (caminhonetes, carros pequenos), um número igual ao ano passado”, falou Osmar Lamonatto (Vianorte Chevrolet).
José Luis Ferreira complementa ainda que neste primeiro ano participando da feira, a intenção é expor a marca bem como os produtos, visando negociações.
Fiat, Mitsubishi, entre outras marcas estão no evento.