Uma grande mobilização para chamar a atenção das autoridades políticas para a conclusão da BR-163 está sendo organizada. Essa manifestação, que deverá reunir cerca de 30 mil pessoas, deverá ocorrer em Sinop, a maior cidade da região Norte de Mato Grosso. Jorge Baldo, presidente do Comitê Pró-Construção da BR-163, disse que a mobilização foi definida pela comissão de finanças, composta por representantes das prefeituras de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Ubiratã, Codenorte e Aprosoja. “Fizemos uma reunião nesta semana e decidimos buscar um orçamento para o comitê trabalhar nesta mobilização e realmente encampar a campanha para os batalhões de engenharia do Exército concluírem a BR até Santarém”, explicou Jorge.
Segundo ele, essa mobilização deverá ocorrer assim que terminar o período de arranca-safra. “Queremos convencer as autoridades e o presidente Lula a lançar as obras de conclusão da BR. Para isso, vamos mobilizar toda a bancada política de Mato Grosso e estados como Pará e Rondônia com reuniões periódicas”, salientou.
A sociedade, dos municípios ao longo da BR-163, de Nova Mutum a Guarantã do Norte, deverá participar e “engrossar o movimento”. A idéia do comitê é que o governo designe os batalhões de engenharia, a exemplo do que aconteceu no Nordeste, com a recuperação da BR-101, para concluir essa rodovia que atravessa uma das regiões mais importantes da Amazônia do ponto de vista do potencial econômico, diversidade biológica, riquezas naturais, e diversidade étnica e cultural.
Dessa riqueza natural dependem aproximadamente dois milhões de habitantes, envolvendo diversos grupos sociais e econômicos. Ao mesmo tempo abriga um dos pólos agrícolas mais produtivos do país, com destaque para a produção de soja. Fazem parte da área, 71 municípios, sendo 28 no Estado do Pará, 37 no
Estado do Mato Grosso, e seis no Estado do Amazonas, perfazendo uma área total de 1,23 milhão de km2 (123 milhões de hectares) que correspondem a 24,6% da Amazônia Legal e 14,47% do território nacional.
Para produtores, industriais madeireiros e outros segmentos empresariais do Nortão de Mato Grosso, a conclusão do asfaltamento da rodovia, a partir de Guarantã do Norte até Santarém (aproximadamente 900 km) permitirá escoar os produtos com maior rapidez e economia de US$ 30/tonelada comparando-se com a rota atual que o escoamento via portos de Santos (SP) e Paranaguá(PR).
Recursos
Uma emenda parlamentar estaria sendo articulada pra destinar R$ 30 milhões para conclusão do asfaltamento da BR-163 em território mato-grossense. Também estaria sendo articulada outra emenda, de R$ 300 milhões, para pavimentação em território paraense.