Trabalhando desde o segundo semestre do ano passado, a patrulha mecanizada do Consórcio Ambiental de Desenvolvimento Regional Alto Teles Pires (Cidesa), já recuperou mais de quinhentos quilômetros de estradas sem pavimentação asfáltica. A estimativa é do secretário executivo Paulo Roberto Ferreira.
A prioriedade tem sido as rodovias estaduais que cortam os treze municípios do consórico. Segundo Paulo, as máquinas já passaram por Sorriso, Vera, Ipiranga do Norte, Tapurah, Nova Mutum, Trivelato, Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã, Feliz Natal, e atualmente encontram-se em Santa Carmem.
Em Carmem, justifica ele, é cumprido cronograma elaborado ainda no passado. “Quase 50km da MT-422 foram recuperados desde o último dia 5. Estamos com apoio da prefeitura, que também nos auxilia”, declarou, ao Só Notícias. A estimativa do Cidesa é que após Carmem os serviços emergenciais possam ser realizados na rodovia dos Pioneiros, entre Sinop e Ipiranga do Norte, e, posteriormente, em Cláudia.
A intenção, acrescenta ainda Paulo, é cumprir o planejamento de trabalho antes da nova definição das cidades que serão contempladas com os serviços da patrulha mecanizada. A intenção é garantir com os reparos a boa trafegabilidade nos diferentes pontos da região Norte, onde, nos próximos meses, deverá ser intensificado o escoamento da produção agrícola.
Na última sexta-feira, em Sorriso, conforme Só Notícias já informou, o prefeito de Sorriso, Chicão Bedin, foi eleito presidente do consórcio para os próximos dois anos. O mandato de Adriano Pivetta, ex-prefeito de Nova Mutum, terminou.