O prefeito de Vera, Moacir Giacomelli, vai buscar recursos, em uma instituição bancária, para viabilização de um frigorífico de frango no município. Em entrevista ao Só Notícias, o gestor, que também é empresário, afirmou que todo o projeto estrutural do empreendimento está pronto e agora falta o financiamento da obra. Ele espera que até o final deste ano o recurso possa ser concedido para serem iniciadas as obras. O empreendimento deve custar R$ 70 milhões, segundo os cálculos de Giacomelli.
O gestor explicou que o futuro empreendimento irá beneficiar Vera, Feliz Natal e Santa Carmem. Estes três municípios abrigariam aviários, que forneceriam os frangos para o abate na planta do empreendimento, que ficará em uma área de 73 hectares, em Vera. A projeção é de que cerca de mil empregos diretos sejam ofertados quando o empreendimento estiver em operação.
Giacomelli explicou que a planta terá a capacidade para abater 75 mil aves diariamente no primeiro ano de funcionamento. Já no segundo em diante, este número saltaria para 150 mil animais abatidos todos os dias. O produto será destinado tanto para o mercado mato-grossense, nacional e também para exportação.
Conforme dados da Secretaria de Agricultura de Vera, fornecidos pela assessoria de imprensa da prefeitura, atualmente existem 16 aviários em produção. A capacidade de produzir chega a 25 mil frangos por lote, que também abastecem Sorriso. Para dar início as atividades do frigorífico, estima a construção de mais 225 aviários para dar conta da demanda.