Termina hoje o seminário que discute as diretrizes técnicas e regionais do setor leiteiro em Sinop e região. Os temas tratados pelos técnicos da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) durante o encontro, e o estudo feito em cada município da regional, servirão de apoio na elaboração de um documento que será entregue aos produtores, prefeituras e órgãos ligados a produção leiteira. O intuito é munir os representantes com informações sobre pontos a serem melhorados, estratégias de atuação, entre outros aspectos.
O coordenador regional da Empaer, Carlos Montemezzo, disse que a atividade no Nortão pode ser ampliada. Mas é preciso investir em tecnologia, entre as quais melhora da pastagem. “Mato Grosso produz em média 7 litros de leite ao dia, por animal, para se tornar economicamente viável a produção deve chegar a 15”, declarou em entrevista ao Só Notícias.
A instalação em municípios da regional de laticínios, de acordo com o coordenador, estimulará a cadeia. “Mato Grosso está no melhor momento para incrementar a produção”, acrescentou o responsável salientando ainda o desenvolvimento de programas na região como o Balde Cheio, cujo objetivo é o melhoramento da produção e o fortalecimento do setor.
O encontro técnico da Empaer é realizado no auditório do Sindicato Rural de Sinop.