Lideranças da região Norte receberam com entusiasmo a notícia que o Governo Federal pretende concentrar para o segundo semestre os leilões para concessão de projetos de novas usinas hidrelétrica, sendo o primeiro de Colíder (160km de Sinop), em agosto, no rio Teles Pires. O empreendimento terá capacidade para gerar 342 MW.
Entre as principais justificativas é que a obra contribuirá com o desenvolvimento econômico do município, e região, fomentando a geração de empregos.
Segundo o prefeito Celso Banazeski, levando-se em conta o período de cinco anos estimados para conclusão, aproximadamente 3 mil oportunidades devem ser geradas.
“Esta será uma obra muito grande, maior que [usina] Manso, que tem capacidade pouco superior a 210MW. Acelerará o crescimento da região”, declarou, ao Só Notícias. Banazeski salienta que a obra deve ser realizada numa região aproximadamente 26km do município. Estima-se ser realizado em agosto o leilão da concessão.
O Governo Federal também definiu para outros meses para novos leilões. Em setembro deve ocorrer o da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), com 11.181 MW de potência, o que representa a mesma capacidade de Itaipu.
Em dezembro, oito projetos de novas usinas devem ser leiloados, sendo o de Sinop (461MW), no rio Teles Pires, Riacho Seco (240MW), no rio São Francisco, Salto Grande (53MW), no rio Grande (PR). Outras cinco devem ser executadas no Rio Parnaíba, na divisa do Maranhão com o Piauí.