PUBLICIDADE

Nortão: IBGE traçará mapa do saneamento básico

PUBLICIDADE

O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) começa a mapear, em setembro, entre os 27 municípios pertencentes à regional Sinop do órgão, aspectos referentes às condições do saneamento básico, por meio da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), cujo objetivo é nortear o Governo Federal acerca dos investimentos a serem realizados, futuramente, nos locais com menor infra-estrutura.

O levantamento deve trazer importantes informações sobre a oferta e qualidade dos serviços oferecidos, com base em levantamento junto às prefefeituras municipais. Em edições anteriores, empresas contratadas para a prestação de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e limpeza urbana, além de coleta de lixo, também tornaram-se fonte de dados.

De acordo com o coordenador regional, Fernando Lombardi Gouveia Sampaio, entre os aspectos a serem levantados estão investimentos promovidos na área, projetos, entre outros. Cem por cento das prefeituras serão mapeadas. “O resultado servirá para o Governo saber qual região precisa de mais investimentos no saneamento, traçar um mapa”, declarou, ao Só Notícias, lembrando ainda que o saneamento influencia diretamente sobre a qualidade de vida da população.

Pesquisadores do IBGE ainda passarão por um período de treinamento, mediante data a ser confirmada. Posteriormente, devem iniciar a coleta de informação. Conforme Sampaio, a regional terá até 20 de dezembro para coletar os dados necessários e encaminhá-los ao Rio de Janeiro, onde será possível traçar um panorama dos Estados da federação.

Na relação de cidades a serem visitadas estão Sinop, Vera, Santa Carmem, Feliz Natal, Cláudia, União do Sul, Marcelândia, Tabaporã, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Juara, Itaúba, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Colíder, Nova Canaã do Norte, Carlinda, Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde.

O coordenador destaca que o trabalho é de nível nacional e também em outras regionais e Estados, pesquisadores estarão em campo para promoção da pesquisa.

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE