PUBLICIDADE

Nortão: governador entrega certificados para mil trabalhadores

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa participou, esta manhã, da solenidade de entrega de 1000 certificados de capacitarão profissional do Projeto Acreditar, no município de Paranaíta. A ação é desenvolvida por uma empresa de energia, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), e tem como objetivo capacitar pessoas para que as mesmas possam ser selecionadas para trabalhar nas obras da Usina Hidrelétrica Teles Pires, que será construída na região.

Inicialmente foram oferecidas 1.000 vagas em cursos. A meta é atender até 6 mil, que deverão ser qualificadas ao longo do ano. O projeto tem como público prioritário os participantes dos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, por exemplo. Os cursos de capacitação serão realizados por etapas que se iniciam pelo Curso Básico, o qual repassa informações sobre saúde, segurança do trabalho, meio ambiente, qualidade e psicologia no trabalho.

Durante a solenidade Silval Barbosa afirmou que o Governo do Estado tem um compromisso com a região Norte do Estado. “Estou muito feliz por estar participando deste momento. Reafirmo aqui meu compromisso com a região enquanto puder ajudar. É bom ver o município e região se transformando. A população tem recebido uma oportunidade e um legado que vai durar eternamente”, afirmou.

O governador ressaltou também que retomará o mais breve possível as obras de pavimentação na MT-206, que liga o município a Alta Floresta. “Estamos solucionando essas questões e vamos dar agilidade aos processos para que a rodovia seja asfaltada com estrutura não apenas para a produção local, mas para que comporte também os maquinários para a contrução da Usina”.

O prefeito de Paranaita, Pedro Miyazima, agradeceu a presença do governador Silval Barbosa e ressaltou o novo momento no qual o município passa. “Quero parabenizar a todos os envolvidos neste projeto. Parabenizo os alunos também que estão formando. Este é o início de um novo tempo para nós, que dará mais condições para enfrentarmos as dificuldades que virão pela frente. Só teremos condições de superar isso se estivermos todos unidos”, disse.

Após a conclusão do curso básico, os participantes podem optar pelos cursos de soldador, armador, eletricista, carpinteiro, operador e ajudante de obras haverá uma seleção prévia. A estimativa é que três mil pessoas participem dos cursos específicos na área da construção civil. Parte das pessoas qualificadas serão contratadas para trabalharem na obra. Os cursos contemplam os moradores de Alta Floresta e municípios vizinhos. As aulas são ministradas na sede do Projeto Acreditar de Paranaíta. Os alunos de outros municípios dispõem de ônibus diariamente para o transporte dos trabalhadores até local dos cursos. Hoje existem 2533 alunos inscritos no Projeto. Dos formandos desta turma, 52 já foram contratados pela Odebrecht.

De acordo com o diretor-superintendente da Odebrecht, Augusto Roque, o projeto encontrou uma boa casa em Mato Grosso. “É uma alegria imensa participar deste momento. O projeto é algo que levamos para nossa vida. Este programa se estende a todo o país e temos em treinamento quase 90 mil pessoas. O Estado de Mato Grosso nos acolheu e estabeleceu parcerias para que pudéssemos realizar nossas atividades”, destacou.

O Projeto Acreditar representa para muitos formandos uma oportunidade nunca antes disponível. É o caso de Salete Zecskoski da Silva. Aos 39 anos, e residente em Paranaíta há 32, comemora o recebimento do diploma do Curso Básico. “Foi muito bom pra mim participar deste momento. Acho ações como estas muito importantes. Agora pretendo ir para o Curso Técnico para fazer a capacitarão em Carpintaria”, disse.

Formando do Curso Técnico em Escavação Hidráulica, Josuel Mendonça da Silva, 22 anos, também não esconde a felicidade por mais um ciclo concluído. “Acho importante me qualificar, pois não é sempre que temos uma oportunidade como esta”, disse.

Também marcaram presença no evento os deputado estaduais, Romoaldo Junior e Ademir Brunetto e o secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, além de outras autoridades.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE