Podem ser feitas até o dia 31, as adesões ao Simples Nacional. Empresas de todo o Nortão, com receita bruta anual de até R$ 1,8 milhões (limite em Mato Grosso), podem se inscrever pela internet, mas devem estar em dia com o fisco. O supervisor da Receita Federal em Sinop, Cezar Souza Santos, alertou que as inadimplentes devem procurar se regularizar e aproveitar esse período para parcelar seus débitos.
Estão inclusos no programa de parcelamento tributos como o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), PIS, Cofins, a contribuição patronal ao INSS e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto Sobre Serviços (ISS). “Tanto débitos com a Receita, quanto com a Previdência, o município, a Exatoria ou Procuradoria”, completou.
O Supersimples, como também é conhecido, entrou em vigor no dia 1º. As empresas enquadradas passarão a fazer o recolhimento unificado de impostos da União, dos Estados e dos municípios (IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, PIS e INSS empregador, ICMS e o ISS). A previsão é que haja uma redução de até 70% nas contribuições.
Ainda, as empresas que passaram direto para o novo sistema, por não apresentarem pendências com o fisco, podem pedir o cancelamento até o dia 31. O cadastro só será reaberto em janeiro de 2008.
O número de empresas que aderiram ao Supersimples será divulgado somente após o fechamento do cadastro.