sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Nortão: contadores deverão passar por exame para atuarem na área

PUBLICIDADE

Bacharéis em Ciências Contábeis e técnicos em contabilidade da região Norte de Mato Grosso terão até o dia 29 de outubro para solicitarem seus registros profissionais sem a realização do Exame de Sufiência que, começará a ser obrigatório a partir de 1° de novembro. A decisão é do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e vale para todo o Estado.

Inicialmente, o prazo para a solicitação expiraria nesta quinta-feira, no entanto, devido uma reunião, realizada na última semana em Brasília, onde um relatório apontando dificuldades operacionais como o tempo para a contratação da empresa que ficará responsável pelo desenvolvimento das provas, resultou na alteração.

A lei (12.249) que garantiu a retomada do exame de suficiência foi sancionada em 11 de junho deste ano. O exame não era aplicado, segundo o CFC, desde 2005, quando o projeto de lei que havia sido aprovado pelo congresso nacional acabou vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O motivo seria equívoco de análise.

A aplicação da lei, conforme prevê o Conselho, tende a melhorar os trabalhos da classe contábil. Números apontam que entre o período de 2000 a 2005, quando o exame era aplicado, de uma média de 158 mil candidatos inscritos, apenas 68 mil foram aprovados no país.

Atualmente, no Estado, estão registrados 4.958 contadores e 2.412 técnicos em contabilidade, resultando em 7,3 mil profissionais em atividades. De acordo com a CFC, Mato Grosso é o 14° entre os Estados com mais profissionais registrados. Em primeiro está São Paulo, com 57,9 mil contadores e 56,2 mil técnicos.

No país, de acordo com o balanço atualizado no mês passado, há cerca de 224,4 mil contadores e 190,4 mil técnicos.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...

Novo sorteio do ‘Emplaca Lucas’ será em maio com R$ 20 mil distribuídos em 10 prêmios

Proprietários de veículos que receberem o primeiro emplacamento ou...
PUBLICIDADE