O Consórcio “Alto Teles Pires”, que está sendo criado para fomentar o desenvolvimento regional buscando novas alternativas econômicas e novos mecanismos em 13 municípios da região Norte, está cada vez mais próximo de sair do papel. A informação é do presidente, Dilceu Rossato, prefeito de Sorriso. Fazem parte ainda do consórcio Sinop, Vera, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Feliz Natal, Cláudia, entre outros. Todos são municípios que se destacam pela produção de grãos.
Rossato ressaltou, ao Só Notícias, que nove prefeitos já conseguiram aprovar o projeto de lei, nas câmaras municipais, autorizando a participação no consórcio. “O próximo passo é recolher assintura desses prefeitos para formalizar a entidade. Depois disso, vamos nos reunir e debater quais serão os projetos prioritários a serem fomentados”, explicou Rossato.
Os consórcios de desenvolvimento, através da parceria dos municípios, desenvolvem ações em diversas áreas, entre social, ambiental, agricultura familiar, saúde, dentre outras. Também visa fomentar cadeias produtivas e o desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, com ações conjuntas para diminuir as desigualdades regionais, mortalidade infantil e a taxa de analfabetismo.
Cada prefeitura destinará recursos financeiros necessários para o cumprimento do contrato de rateio do consórcio, cujo valor deverá ser consignado na Lei Orçamentária Anual.