A oportunidade que faltava para aumentar a renda de dona Aparecida Soares Volken chegou. Ela é uma pequena empreendedora de Itaúba, que confecciona bolsas na região Norte de Mato Grosso. A implantação do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) feita hoje, pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, possibilitará que ela e outros pequenos empresários tenham acesso a todas as informações e direitos para ampliar os negócios e concorrer com as grandes empresas.
Com o interesse de abrir uma pequena fábrica no município, Aparecida acredita que o centro será seu maior suporte nesta empreitada. “Há cinco anos luto por meu espaço aqui na região. É a primeira vez que vou ter um apoio maior e abertura para crescer economicamente. Vou buscar no centro um aliado para caminhar”.
O secretário Pedro Nadaf, que inaugurará vários centros empresariais esta semana, afirma que o local terá todo recurso para apoiar esses pequenos empreendedores. “Nossa prioridade é oferecer mais oportunidades para aqueles que desejam investir em Mato Grosso e, principalmente, em Itaúba é um dos municípios contemplados”.
Durante a abertura, Nadaf enfatizou a intenção do Governo na criação dos centros. “A política do Governo de gerar emprego, renda e melhorar a qualidade de vida da população visa de atender o Estado como um todo, por isso a ideia das instalações dos centros em parceria com os municípios”.
Para o prefeito do município, Raimundo Zanon, a agilidade na instalação deixou a comunidade impressionada. “Depois de implantar a Lei das Micro e Pequenas Empresas, fomos na Sicme solicitar o centro. Conseguimos inaugurar o centro em menos de um mês. Foi muito rápido e ficamos contentes”. Zanon acredita que o centro irá dar oportunidade para os pequenos empreendedores, dando condições para se estabelecerem no meio das grandes empresas. “A prioridade em Itaúba é o pequeno empresário. Estamos muito ansiosos para ver os resultados, temos bons exemplos, como no município de Colíder”, destaca.
Representante da Associação Comercial e Empresarial de Itaúba (Aceit), Luís Carlos Cobos, vê a implantação do centro como uma forma de regularizar o comércio ambulante, fictício, ao oferecer mais acesso e um contato maior com o empresário. “É trazer para a formalidade aqueles que ainda estão irregulares”.
Um dos pré-requisitos para ter um centro implantado na cidade é o município ter aprovado a lei da micro e pequena empresa. Outra responsabilidade municipal é a garantia do espaço físico, infraestrutura, acesso à comunicação e informática, bem como garantir a presença de um servidor para o atendimento aos empresários. Cabe ao Governo, por meio da Sicme, disponibilizar o suporte técnico, material e capacitação dos servidores na fase inicial.
Estiveram presentes na inauguração, o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Biotto; a vice-prefeita de Itaúba, Rosana Massaro Rebussi; o presidente da Metamat, João Justino,o superintendente de Comércio da Sicme, Wilson Valdevino, além de outros integrantes da equipe técnica da Sicme.