A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou a empresa Heber Participações de São Paulo a estabelecer-se como produtora independente de energia elétrica, com a implantação e exploração da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Cabeça de Boi. A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da União. A PCH será composta de quatro unidades geradoras de 7.5 mil kW, totalizando 30 mil kW de potência instalada, localizada no rio Apiacás, bacia hidrográfica do Teles Pires, nos municípios de Nova Monte Verde e Alta Floresta (323 km de Sinop). A energia elétrica produzida será destinada à comercialização na modalidade de Produção Independente.
A substação da PCH Cabeça de Boi se conectará à substação Sinop, da Cemat (Centrais Elétricas Matogrossenses), através de uma linha de transmissão de 260 km de extensão, compartilhada com a PCH Da Fazenda. A empresa paulista tem até o dia 31 de outubro próximo para iniciar a construção da Hidrelétrica, a implantação da substação e sistema de transmissão devem ficar prontos até 31 de dezembro de 2009, a obtenção da Licença de Operação até 20 de fevereiro de 2010, e, o início da operação comercial até 1° de abril de 2010.
Será de responsabilidade da empresa, efetivar todas as aquisições de áreas, desapropriações, e reassentamento da população atingida, se houver, assumindo os custos com indenizações causados à terceiros.
O grupo paulista deve investir cerca de R$ 300 milhões para instalação, e as PCHs serão interligadas no sistema nacional, atendendo vários municípios do Nortão. A previsão é que as obras empreguem, diretamente, mais de 400 pessoas.
Em julho de 2007, foi inaugurada a primeira PCH do Nortão, em Lucas do Rio Verde, com 28 megawatts de potência. Outras estão sendo projetadas para a região.