A região Norte de Mato Grosso tem quatro municípios entre os dez com maiores IDHs – Índice de Desenvolvimento Humano do Estado. O município de Sorriso, ocupa a segunda posição, com índice de 0,823%, perdendo apenas para Campos de Júlio (0,845%). Em terceiro fica Cuiabá, com 0,821% e em quarto, Lucas do Rio Verde, com 0,817%. Ainda figuram na lista, Cláudia na quinta posição no Estado (0,813%) e Sinop, na sexta, com índice de 0,807%.
O IDH foi criado para medir o nível de desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (expectativa de vida ao nascer) e renda (PIB per capita). Seus valores variam de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). O Índice de Desenvolvimento Humano também é utilizado para aferir o nível de desenvolvimento humano em municípios. Os indicadores levados em conta são mais adequados para avaliar as condições de núcleos sociais menores.
O economista Amado Oliveira Filho disse que os números dos 20 municípios com maiores IDHs do Estado, revelam a importância da agricultura empresarial. “Estamos verticalizando a produção do agronegócio, as indústrias estão chegando no Norte e Médio-Norte e o melhores IDHs estão onde se pratica a agricultura empresarial. Sinop também está nesse caminho, no processo de transversão da atividade extrativista para a agropecuária empresarial”, ressaltou, ao Só Notícias.
Ele destacou que é importante a sociedade local “entender as dificuldades do setor agropecuário e contribuir, cobrando seus políticos, as autoridades, desde o vereador até o presidente da república, de forma que esse setor seja prioritário”. Tomando como exemplo a cultura do arroz, Amado afirma que o que está faltando para a indústria de Sinop, pode “ser debitado ao Governo Federal que virou as costas para a atividade no Brasil”.