Indústrias mato-grossenses que desejam realizar pesquisas sobre normas técnicas podem entrar em contato com os Núcleos de Informação Tecnológica (NIT) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e obter as informações gratuitamente. O departamento nacional da entidade renovou o convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que permite o acesso de cerca de 2 mil documentos, por meio do sistema ABNT Net.
“Muitas empresas não investem em normalização porque desconhecem seus benefícios ou desconsideram sua importância. A utilização das normas conduz a melhoria na qualidade dos produtos e serviços, aumenta a competitividade, reduz as despesas em pesquisas e desenvolvimento e aumenta o nível de confiança do consumidor aos produtos da empresa”, esclarece o diretor regional do Senai, Gilberto Figueiredo.
Em Mato Grosso, os NITs estão localizados nas unidades do Senai-Cuiabá, Escola da Construção (distrito industrial), e nos municípios de Várzea Grande e Rondonópolis. As normas disponibilizadas no sistema ABNT Net referem-se a diversas áreas tecnológicas, como mecânica, informática, têxtil, construção civil e eletroeletrônica.
Para a fabricação de produtos e serviços, é necessário que a empresa emita uma série de documentos estabelecidos por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece regras, diretrizes ou características para atividades e resultados.