Os comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande têm muito a comemorar neste fim de ano. A boa fase da economia brasileira levou muita gente às compras e o setor diz que este foi o melhor Natal para o comércio nos últimos anos. No segmento alimentício, as vendas não poderiam ter sido melhores. De acordo com Izilda Maria, gerente regional da Rede de Supermercados Comper, as vendas para a ceia de Natal foram em média 15% superiores às vendas do mesmo período no ano passado. "O nosso estoque de aves foi todo vendido, mas também comercializamos muitas carnes. Para o Ano Novo, estamos prevendo um aumento de 20% na venda de bebidas, suínos, bacalhau, carne bovina e frutas frescas", comentou.
No setor de cosméticos, a realidade não foi diferente. "Tivemos uma aumento de cerca de 16% nas vendas em relação ao ano passado. Neste ano o carro chefe em Cuiabá foi a colônia Acqua Fresca, devido à bela campanha publicitária que a marca veiculou em todas as mídias. Também vendemos muitos estojos de Natal, em especial o masculino Malbec, que agrada todos os gostos", disse Renata Motta, coordenadora de Negócios e Mercado da Matos & Matos, franquia do Boticário em Cuiabá e Várzea Grande.
Para o segmento de shoppings, o Natal também foi bastante lucrativo. De acordo com Adilson Marante, superintendente do Goiabeiras Shopping, as vendas de Natal deste ano atingiram as expectativas. "Tivemos um aumento nas vendas de cerca de 30% em relação ao ano passado. O destaque deste ano foram peças de vestuário em geral e calçados. Esperamos vender mais nesta semana, pois a promoção do carro ainda está valendo. Os clientes poderão colocar os cupons na urna até às 18:30 desta quinta-feira, 30 de dezembro e o sorteio do Mini Cooper será realizado no mesmo dia, às 21h", revelou Adilson.
Manuel Gomes, diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso – Facmat atribui o sucesso das vendas ao aumento do processo de industrialização do estado e ao maior acesso da população mato-grossense a produtos de última geração. "A empregabilidade gerada com o aumento das indústrias em Mato Grosso aumentou a renda da população, que teve condições de consumir mais do que nos anos anteriores. Outro fator positivo é o fato de que não precisamos mais nos deslocar para os grandes centros para termos acesso às novidades do mercado, podemos adquirir produtos de última geração aqui no estado", finalizou o diretor.