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Natal deve movimentar R$ 1,26 bilhão na economia de Mato Grosso, prevê federação

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Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A pesquisa “Intenção de Compras para o Natal de 2025”, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF), apontou que 56,78% dos mato-grossenses pretendem realizar compras neste período, percentual superior ao observado no levantamento anterior (48,8%). A média de gastos também aumentou entre as pesquisas, passando de R$ 500 no ano passado para R$ 759,79 neste ano, uma variação real de 45,16%. Com isso, a expectativa é de que o Natal movimente R$ 1,26 bilhão na economia de Mato Grosso.

O montante é reflexo da pesquisa realizada pelo instituto, que ouviu 509 pessoas entre os dias 1º e 5 de dezembro, em 32 municípios do Estado. A margem de erro estimada é de 4%, para mais ou para menos.

Segundo o levantamento, 35,99% dos entrevistados buscam por roupas e acessórios, seguidos por 25,95% que pretendem consumir itens para a ceia de Natal e 14,53% que devem comprar cosméticos e perfumes.

Quanto à forma de pagamento, 50,52% informaram que pretendem utilizar o cartão de crédito, enquanto 35,64% afirmaram que devem optar pelo Pix. Em relação ao local das compras, 40,48% pretendem ir a lojas do centro da cidade, seguidos por 21,80% que devem comprar em supermercados, 19,03% em sites ou aplicativos e 13,49% em shoppings.

Na comparação com o Natal de 2024, 35,29% dos entrevistados informaram que planejam reduzir seus gastos, enquanto 33,56% pretendem manter a faixa de consumo e 22,49% acreditam que irão gastar mais.
Ainda segundo a pesquisa, entre os 39,88% que afirmaram não ter intenção de consumir no período, 64,09% disseram não ter o hábito de comemorar o Natal, 29,55% alegaram falta de condições financeiras e 5,45% informaram não ter disponibilidade de tempo.

“O avanço no ticket médio tem relação, em especial, com o incremento no consumo de itens como viagens. Além disso, a predominância de compras de roupas, acessórios e itens da ceia mostra que o consumo natalino tem como foco produtos voltados à celebração da data, sugerindo que o consumidor prioriza itens temáticos ou tradicionais do período, que obtiveram maior participação neste ano em comparação com 2024″, destacou o presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau Júnior, através da assessoria.

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