PUBLICIDADE

Mutirão de regularização tributária começa dia 17 em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Entre os próximos dias 17 a 21, contribuintes inscritos na dívida ativa do Estado e do município de Cuiabá poderão negociar seus débitos com condições especiais e pôr fim às ações de execução fiscal, durante a Semana Nacional da Regularização Tributária. A oportunidade ocorre após termos de cooperação firmados, hoje, entre o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça e do Núcleo de Cooperação Judiciária, e as Procuradorias-Gerais do Estado e do município de Cuiabá.

A medida tem o objetivo de estimular o uso de métodos consensuais de solução de litígio na área tributária, como a conciliação, além de enfrentar a alta litigiosidade, garantindo isonomia dos contribuintes, eficiência do fisco, segurança jurídica a todas as partes envolvidas e celeridade processual.

Segundo o procurador-geral adjunto do Estado, Luiz Otávio Trovo Marques de Souza, atualmente, a dívida ativa do Estado de Mato Grosso é de aproximadamente R$ 40 bilhões. “Para nós, qualquer forma de arrecadar é interessante. O que importa é a gente dar segurança jurídica ao contribuinte que deve, que ele regularize a situação perante o Fisco. Isso é o mais importante porque ele estando com pendências fiscais, ele fica tolhido de vários benefícios, inclusive para empresa, para questão de emprego e isso atinge a toda a população”. 

Durante a Semana de Regularização Tributária, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Fazenda Pública irá agendar as audiências de conciliação dos processos judiciais previamente informados pelas Procuradorias do Estado e de Cuiabá, além de orientar os conciliadores e os servidores do Estado e do Município de Cuiabá que atuarão nas negociações.

Também ficará a cargo do Cejusc da Fazenda Pública a homologação dos acordos firmados, no mutirão, nos procedimentos não judicializados, a fim de constituir título executivo judicial e evitar a judicialização. No caso dos processos judiciais previamente informados pelas Procuradorias, o Cejusc da Fazenda Pública realizará as audiências de conciliação e encaminhará os acordos firmados para homologação do Juízo de origem.

Conforme os termos de cooperação, no caso das dívidas com o Estado, haverá redução de multa e juros para tributos cujo fato gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2020. Já no caso das dívidas com o Município de Cuiabá, também haverá redução de multa e de juros para tributos, nos termos previsto na legislação vigente.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Detran de Mato Grosso apresenta novo portal para emissão e renovação de CNH

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran)...

Cardeal norte-americano é eleito novo Papa; assista

O cardeal norte-americano Roberto Prevost é o novo papa....

Acidente entre moto e bicicleta em Nova Mutum deixa grávida ferida

O acidente de trânsito entre uma Honda Biz vermelha...
PUBLICIDADE